sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Elogio da filosofia para construir um mundo melhor.

... certezas, ilusões e determinismo

      Como o fim das certezas o homem redescobre hoje o futuro não presivivel, nem esta escrito, mas profundamente incerto, que não se refere unicamente ao que se passa depois da morte mas sobre o período da propia vida.

      A consciência do homem, e da sua capacidade de projetar o futuro, de inovar e de criar, adquirir progressivamente o poder de influenciar e modificar o curso dos fatores nos domínios mas profundos da vida. E a  expressão  intencionalidade é a particularidade fundamental e geral que a consciência tem de ser consciência de qualquer coisa e ter a sua qualidade de cogito, e a intencionalidade basicamente significa que e o ato de qualquer coisa em vista não se realizar em si mesmo senão através da unidade identificável e reidentificavel do sentido procurado, uma das especialidade do homem é portanto, fazer projetos,planos,e deste modo modificar e atribuir á inovação um papel fundamental no crescimento econômico e, para alem dele, no desenvolvimento social e político das nações.

      O papel da filosofia e a disciplina que consiste em criar conceitos e antecipação dos pensamentos e das praticas futuras. E evidente que o mundo onde domine a inovação é incerto, sem determinismo,sem fim e sem objetivos, que mistura um mundo de liberdade e de responsabilidade. O homem procurar explicação capaz de reduzir a sua angustia existencial fundamental: que existe por detrás da vida e alem dela ? A palavra filosofia mete medo em um mundo obcecado pelo concreto, sob a influencia combinada dos medias e dos homens e de ação, mas o concreto e o abstrato que se torna familiar, e na origem de qualquer ação existe uma intenção, uma representação do que deseja que o mundo fosse.
    Na empresa o interesse pela filosofia é a preparação e a invenção de um futuro desejado em vez da previsão de um futuro imposto.

     A invenção do futuro: Se o futuro não esta escrito, é múltiplo, assim todas as possibilidades mesmo impossíveis são imagina, por isso a escolha e essencial. A escolha do mercado de bens e serviços, a da democracia para conduzir a política, nunca e definitiva e é preciso recorrer a uma visão superior que a possa fortalecer, ela não pode ser única, senão não haverá escolha. Tem portanto de ser múltipla, alimentada pela filosofia, que permite pista, diferentes e a cada um, portanto a todos, poder escolher, e o mercado e a democracia não permitem, por si mesmo, dar uma idéia automática do sentido.
      A função da filosofia e alimentar o debate que permite escolher e dar um sentido a ação, e lutar contra um pensamento único que se importa com evidencias. E na empresa o debate e importante através dos parceiros sociais e dos conselhos de administração como em uma cidade.

A justificação da escolha é auto referencial de uma verdade que o homem deve descobrir, mas justificação em relação ao publico adaptado ás nossas necessidades sócias, tudo se justifica em dado momento da evolução social, seja em relação aquilo que já foi realizado e que convem manter ou corrigir, seja em relação ao que se possa fazer de novo, tendo em conta os conhecimentos adquiridos e a idéia que se possa fazer, a partir daí. A essência da prospectividade  e ter o objetivo de procurar futuros melhores que corrijam erros do passado e produzam novas fontes de progresso. O conhecimento, aliado a imaginação, a capacidade de inovação e produzir esperança.

A necessidade do consenso: Toda consciência é uma questão de linguagem é nunca seremos capazes de alcançar a realidade sem que ela seja metiatizada por uma descrição lingüística, o debate favorece o aparecimento do consenso e o líder é aquele que pelas suas questões e sua capacidade de visão, apresenta problemas e mostra escolhas possíveis, favorecer a resolução das oposições, que obriga sem violência a uma reflexão sobre o futuro, sobre a construção coletiva de um futuro melhor.

      Com esse texto vir um pouco do papel da filosofia e conseguir associar as organizações, como ver o futuro não e previsível assim como em uma empresa nunca se sabe o que vai acontecer com o mercado e tentar sempre inovar para ser a melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário